SST não é gasto é investimento, entenda porque

Primeiramente, um investimento em SST ajuda a evitar a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais que, por sua vez, tendem a afastar os funcionários do trabalho, dificultando o fluxo dos negócios. Então, sim, o SST economiza recursos porque evita que eventos como os que mencionamos desgastam a equipe, levando a prejuízos.

E não para por aí: você certamente sabe que há uma série de ações que a empresa é obrigada a adotar, podendo ser multada caso não o faça. Assim, mantendo suas obrigações em dia, você elimina a possibilidade de ter que pagar altas taxas ao governo.

E, por fim, quando o trabalhador é lesado porque a empresa não mais se preocupa com seu bem-estar no ambiente de trabalho, ele pode recorrer à justiça trabalhista. Se a organização for condenada, ainda terá que pagar indenização e eventuais custas judiciais.

Redução das doenças profissionais e do número de acidentes de trabalho

Os dados sobre acidentes de trabalho são preocupantes no país. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, a OIT, o Brasil é o quarto país com maior número de acidentes de trabalho no mundo, atrás da China, Índia e Indonésia, por isso indicamos o investimento em SST.

Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança Ocupacional, entre 2012 e 2016, foram registrados mais de três milhões e meio de acidentes. Destes, quatorze mil foram fatais.

O investimento em saúde e segurança no trabalho resulta na redução desses indicadores. Os empregadores que investem em saúde e segurança no trabalho evitam consideravelmente situações em que a integridade física do trabalhador possa ser colocada em risco, bem como a sua própria vida. Além do trabalhador, a empresa também ganha ao deixar de gastar com férias, por exemplo.

Benefícios que trazem um investimento em SST

  • Diminuição de acidentes: Um dos principais objetivos do investimento da Segurança do Trabalho é garantir a previsão dos acidentes que afetam a saúde física e mental dos trabalhadores.
  •  
  • Contenção de custos: Trabalhos preventivos de Segurança do Trabalho geram menos custos com materiais e chapas ou processos judiciais. Um ambiente seguro inibe riscos e mantém a atenção do colaborador no desempenho das tarefas, evitando danos materiais e eliminando riscos de acidentes.
  • Produção: Funcionários motivados pelo sentimento de pertencimento à equipe se empenham em atingir a produtividade estabelecida pela gestão da empresa. Além disso, a eliminação dos riscos mantém o foco na execução dos trabalhos realizados.

Entre em contato conosco para saber mais

ENTRE EM
CONTATO CONOSCO

Estamos esperando por você! Clique no botão abaixo e
nos mande uma mensagem.