Saúde e Segurança Ocupacional (SST) é um conjunto de normas e procedimentos legalmente comissionados por empresas e empregados para prevenir doenças e acidentes trabalhistas e proteger a integridade física dos assalariados.
No Brasil, existem profissionais específicos que são responsáveis por garantir que as normas de saúde e segurança do trabalho sejam aplicadas corretamente nas organizações.
Com base na avaliação e verificação dos riscos existentes para o exercício de cada função que é exercida dentro da empresa ou operação, oferecemos formas seguras de controle e prevenção de riscos relacionados aos ambientes de trabalho, em conformidade com as normas regulatórias aplicáveis.
Qual a importância da saúde e segurança ocupacional?
As medidas de promoção da saúde e segurança no trabalho criam ambientes seguros e saudáveis que proporcionam aos colaboradores condições adequadas para o exercício de suas funções, o que contribui para o aumento da produtividade.
Qual é a relação entre segurança e saúde no trabalho?
Os programas de SST ajudam a manter a saúde dos colaboradores e sua capacidade em contribuir com a sociedade através de seu trabalho, na comunidade e em suas famílias.
As ações de segurança ocupacional também podem melhorar os resultados, reduzindo o longo tempo de inatividade e ajudando a manter a produtividade dos funcionários.
Assim, a saúde e a segurança no trabalho também podem ser vistas como um fator importante na produtividade e competitividade da indústria brasileira.
Também é importante destacar que as empresas que atuam de forma proativa para a proteção da segurança e saúde no trabalho estão ligadas ao bem-estar de seus colaboradores e atuam de acordo com atitudes modernas de responsabilidade social corporativa.
Esta é uma prática que combina interesses de ambas as partes, tanto das empresas quanto dos colaboradores.
Por outro lado, um acidente de trabalho causa danos imediatos à sociedade. Acima de tudo, é uma violação da saúde e da condição física do praticante.
Além disso, acidentes de trabalho impactam sobre os dependentes e o custo para a sociedade nos sistemas de saúde e bem-estar. E também no aumento dos custos dos seguros da empresa (FAP, como operações de regressão).
Equipamentos de proteção
O uso de equipamentos de proteção coletiva (EPC) e individual (EPI) é fundamental para prevenir riscos no local de trabalho. Sobre as vantagens desse hábito:
- Reduzir acidentes de trabalho;
- Maior conforto de ser uma equipe coletiva;
- Melhoria das condições de trabalho;
- Baixo custo longo prazo;
- Melhorar a eficiência e eficácia nas atividades.