A campanha contra o câncer de mama aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, na década de 1980, e é comemorada anualmente. O objetivo é difundir informações sobre a doença e incentivar a população a participar ativamente do seu combate.
Assim, a campanha Outubro Rosa na empresa é uma ação de endomarketing que promove a saúde de seus colaboradores. Afinal, o câncer de mama também pode afetar os homens, ainda que raramente.
Quando essas atividades de conscientização e prevenção são bem projetadas, elas ilustram a importância da detecção precoce da patologia. Dessa forma, podem aumentar muito as chances de tratamento e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O que é Outubro Rosa?
É um movimento global que visa chamar a atenção de toda a população para a importância da prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos após a morte de Susan G. Komen, cuja irmã Nancy decidiu homenageá-la educando as meninas sobre os perigos e a necessidade da prevenção da doença para a cura.
Para dar visibilidade ao movimento, uma primeira corrida foi idealizada em 1982. O evento foi bem recebido pela população e foi durante a corrida que foi distribuído o emblema do movimento, uma fita rosa.
A partir de outubro, este mês foi escolhido para figurar a causa e ganhou visibilidade global. O movimento chegou ao Brasil em meados dos anos 2000, ligado a grandes marcas, e rapidamente conquistou a simpatia da população.
O significado do outubro cor-de-rosa
É importante lembrar que todas as organizações instituições, agências e empresas devem participar desta campanha para prevenir mortes por câncer de mama. Por isso, recordamos a importância de participar dessa conscientização.
A campanha:
- Promove a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama;
- Incentiva a aprovação de medidas recomendadas pelo médico, como exames ginecológicos e mamografias;
- Apoia meninas que têm medo de consultas e exames;
- Ajuda pessoas que lutam contra esse tipo de câncer;
- Representa a luta das mulheres que derrotaram essa doença;
- Notifica aqueles que foram diagnosticados com a doença mas desconhecem as opções de tratamento;
- Notifica, conscientiza e quebra tabus estabelecidos na sociedade;
- Evoca a importância do apoio psicológico no caminho da cura.
Promova o exame em sua empresa
Incentivar as funcionárias a se submeterem a exames de triagem, como autoexame, mamografia e até ultrassonografia de mama, caso haja histórico familiar, é uma medida eficaz.
Por exemplo, o INCA recomenda uma mamografia a cada dois anos a partir dos 50 anos. A frequência deve ser anual e a idade deve ser antecipada em caso de histórico familiar ou outras condições que aumentem o risco da doença.
Ajude uma ONG ou uma instituição a defender a causa
Existem vários centros de recepção de câncer de mama, incluindo hospitais que oferecem tratamento gratuito, mas requerem assistência financeira. Sua empresa pode fazer parceria com essas instituições, esforçando-se para fornecer à empresa necessidades, alimentos e outros recursos.
A ação intensiva de divulgação das ações de prevenção entre os colaboradores e demais stakeholders também é importante para aumentar a conscientização sobre as ações de prevenção.
Quando as pessoas entendem que sua empresa se preocupa com seus funcionários e com a comunidade ao redor, estabelece reconhecimento à marca. Isso tem um efeito positivo na saúde dos envolvidos na marca e no fluxo de caixa do negócio.
Além das ações citadas, há muitas outras opções, como: incentivar o uso de roupas ou acessórios cor de rosa durante o mês, promover um dia de beleza, arrecadar doações para instituições especializadas, entre outras ações. Vale a criatividade para gerar engajamento.
Gostou do conteúdo? Aproveite para ler nossos outros artigos, clicando aqui. E nos seguir nas redes sociais.