3 Dicas sobre a importância da medicina no trabalho para as empresas.

Entenda a importância da medicina no trabalho e as boas práticas que a empresa pode adotar para a vida dos colaboradores.

A saúde ocupacional é um assunto recorrente e de extrema importância em qualquer empresa.

Para garantir o bom desempenho e a saúde coletiva e individual, a empresa deve estar atenta a todos os protocolos, exames, recomendações e condutas da medicina do trabalho.

Além de manter a empresa em dia com a legislação, cuidar da saúde dos colaboradores traz diversos benefícios para a equipe.

medicina no trabalho

O que é medicina do trabalho?

É a especialidade que trata da prevenção de doenças no ambiente de trabalho e do controle de riscos para os funcionários. Sua função é garantir que o profissional exerça suas atividades sem afetar sua saúde (mental e física) e sua qualidade de vida.

Embora exigidas por lei, devem existir instalações que garantam a harmonia e a segurança dos trabalhadores no desempenho de suas funções, o que se traduz em mais resultados e um ambiente satisfatório para gestores e colaboradores.

As atividades incluem estratégias de prevenção e acompanhamento periódico caso algum profissional necessite de cuidados especiais.

Benefícios da medicina no trabalho nas empresas

Atualmente, muitos médicos buscam uma oportunidade de crescimento profissional nesta área da medicina no trabalho. De fato, muitas empresas já consideram a área de saúde e segurança ocupacional (SSO) extremamente fundamental para seus negócios. Ter uma equipe própria para atuar nessa área ou uma consultoria de qualidade garante que os colaboradores não desenvolvam problemas físicos e psicológicos, o que torna seu trabalho mais produtivo, trazendo melhores resultados para a empresa.

Não ter suporte qualificado pode prejudicar seriamente o negócio. Sem uma manutenção regular do canteiro e dos funcionários, uma inspeção pode detectar erros nos equipamentos ou no desenvolvimento das atividades dos trabalhadores. Para esses fatores existem penalidades que, embora leves, são acompanhadas de multas que causam prejuízos desnecessários.

Como formar uma equipe qualificada

Uma boa equipe de saúde ocupacional não é formada apenas por médicos. São vários os profissionais necessários para a sua formação.

Antes de mais nada, o consultor médico responsável por essa área deve ser especialista na área de medicina do trabalho e comprovar que já trabalhou nessa área com documento reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação. Seu objetivo é equilibrar as funções exigidas pelas empresas com a saúde dos trabalhadores. Ele deve desempenhar determinadas funções no ambiente de trabalho, tais como:

* Reconhecer sintomas suspeitos que possam ser causados por uma substância perigosa presente no local;

* Saber identificar os fatores de maior risco no cotidiano dos trabalhadores e no ambiente de trabalho;

* Saber a periodicidade dos exames a realizar e a quem se destinam;

* Participar de vistorias e avaliações ambientais, apresentando soluções e melhorias para o local;

* Criar medidas de prevenção e conscientização para os funcionários.

Por que preciso de uma empresa especializada?

Não caia na armadilha de atribuir essa complexa função a alguém que não tem o treinamento adequado para isso. A medicina do trabalho exige uma série de documentos e relatórios que só um profissional capacitado consegue entender. Veja abaixo os principais.

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

Esse programa é regido pela NR 9. Tem como objetivo estabelecer uma cultura que garanta a saúde dos empregados diante de todos os riscos presentes no ambiente de trabalho. Estes riscos são definidos por domínio e por atividade, tornando o atendimento personalizado ainda mais exigente.

Relatório Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT)

Este documento tem a função de registrar qualquer agente nocivo presente no local de trabalho. São avaliados os graus de periculosidade e as condições insalubres do funcionário, a fim de inserir diversas medidas no dia a dia que eliminem os problemas que possam surgir.

Programa de Vigilância em Saúde Ocupacional (PCMSO)

Este programa existe para acompanhar a saúde do colaborador ao longo da sua vida laboral na organização. Como já mencionamos, o PCMSO inclui desde os exames de admissão e alta até os exames periódicos previstos em nossa legislação.

Perfil Profissional da Previdência Social (PPP)

É um documento que reúne dados empresariais, registros ambientais e resultados de serviços.

É requerido pelo INSS (Instituto Nacional de Segurança Social) quando o funcionário se aposenta, e deve ser entregue a ele no momento em que ele é desligado da empresa.

Se sua empresa é de Americana – SP ou região entre em contato com a Exxmed, a melhor empresa de medicina do trabalho.

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