E-Social na prática: resolva de uma vez por todas.

O que é o e-Social?

O e-Social é um sistema do governo federal criado para consolidar todos os dados de funcionários, como contratações, demissões, licenças e alterações salariais em um ambiente digital. Espera-se que o programa unifique os envios de informações dos empregadores, permitindo que as agências participantes as usem de forma mais eficaz para fins trabalhistas, previdenciários, tributários e tributários e FGTS.

O uso do e-Social será obrigatório para pessoas jurídicas e pessoas físicas com servidores. Diversas relações de trabalho serão contempladas no projeto: trabalhadores com CLT, estatutários, sócios, autônomos, sem vínculo de trabalho e até estagiários terão que se cadastrar na plataforma.

Além disso, com processos automáticos, há maior transparência das relações de trabalho e foco de dados.

Isso evita, por exemplo, evasão fiscal através de deficiências sobre dados de trabalho ou segurança social. Já que, o sistema é necessário para preencher informações e usar a interseção de dados para confirmar.

Eventos

Visto a importância do e-Social, é necessário conhecer o significado dos eventos que fazem parte dele.

Através destes eventos do e-Social são fornecidas informações para as empresas. Como o sistema é coberto através de dados, eles são divididos de acordo com seu próprio layout e com campos específicos de informações a serem preenchidos.

Quais são os benefícios do eSocial?

O sistema unificado garantirá direitos previdenciários e trabalhistas aos trabalhadores. Também simplificará e eliminará a duplicação de informações fornecidas às autoridades públicas.

Vantagens para as empresas

Simplifique o processo, criando aumento de produtividade, concentrando informações e reduzindo erros nos cálculos, porque o e-Social só será um guia.

As plataformas podem fornecer garantia jurídica significativa e substituição de diferentes obrigações com uma única operação que será padronizada. Também será possível evitar erros nas informações do empregado.

Multa

A falta de dados ou o não envio de informações do funcionário ao e-Social, como dados cadastrais, dados de desligamento, alteração de dados cadastrais ou não realização de exames, pode resultar em multa pecuniária para a empresa.

Saber o que é o e-Social também é importante para as empresas conhecerem a tabela de multas do e-Social e os detalhes associados a algumas dessas possíveis penalidades.

O ideal é que seja contratada uma empresa especializada em regulamentação do e-Social para realizar este trabalho para você. Desta forma, você evita dores de cabeça e regulariza sua empresa da forma correta.

Aqui na Exxmed contamos com toda a gestão do e-Social, entre em contato e agende o seu atendimento.

Aproveite para ler também nossas outras matérias clicando aqui.

ENTRE EM
CONTATO CONOSCO

Estamos esperando por você! Clique no botão abaixo e
nos mande uma mensagem.