Você sabia que 19% de todas as doenças fatais no mundo são causadas por acidentes ou doenças ocupacionais?
O trabalho é onde as pessoas passam a maior parte do dia e, por isso, pode se tornar um facilitador de doenças para os funcionários. Condições físicas inadequadas para a realização de determinadas atividades, a falta de meios de proteção individual e a pressão pelo cumprimento de prazos e metas irreais são fatores comuns que levam às chamadas doenças do trabalho.
Embora a legislação brasileira seja muito rígida quanto às normas de saúde e segurança ocupacional, a prevalência de doenças ocupacionais em nossa sociedade ainda é bastante alta. Isso faz soar o alarme sobre a necessidade de adotar medidas práticas para prevenir e combater os principais males que ameaçam a integridade física e psicológica dos trabalhadores.
Qualquer tipo de complicação de saúde que os trabalhadores apresentem como resultado de suas atividades ocupacionais e condições de trabalho são classificadas como doenças ocupacionais.
Tais problemas deixam mais de 260.000 trabalhadores sem trabalho a cada ano, segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Os empreendedores devem desenvolver um plano de ação para prevenir riscos em sua organização.
DORT
Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DRM) são um conjunto de sintomas e alterações fisiológicas decorrentes de atividades mecânicas repetitivas. Isso inclui toda a gama de atividades com alterações posturais e complicações ergonômicas.
O principal sintoma desta doença é a dor crônica, que pode aumentar com as atividades laborais contínuas. Bursite, tendinite, artrite e dor lombar são outros sintomas que podem estar associados a essa condição.
LER
LER significa Lesão por Esforço Repetitivo. A doença atinge pessoas que realizam a mesma ação várias vezes ao dia como, por exemplo, funcionários que trabalham em frente a um computador. O esforço repetitivo da digitação, sem o EPI correto, pode desenvolver tendinite (tendinite).
Estresse ocupacional e doença psicossocial
O estresse ocupacional é outro tipo de doença relacionada ao trabalho que pode levar à incapacidade de realizar atividades e produzir mudanças significativas na vida e na saúde do paciente.
Como o nome já sugere, esse tipo de estresse ocorre no ambiente de trabalho da pessoa.
Na ausência de tratamento, essa condição pode evoluir para a Síndrome de Burnout, que é um transtorno mental grave e está associado ao desgaste físico e mental do trabalho.
O estresse ocupacional é uma das doenças ocupacionais mais comuns e causa danos a médio e longo prazo.
Na Exxmed nós ajudamos você empresário a previnir essas doenças e evitar problemas futuros. Entre em contato conosco.
Aproveite também para ler nossas outras matérias.