COMO A MEDICINA DO TRABALHO PODE AJUDAR A AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA SUA EMPRESA

Um trabalhador doente é um trabalhador que não pode trabalhar adequadamente. Portanto, nada mais plausível do que esperar que a medicina do trabalho tenha um impacto positivo na produção e no desempenho de uma empresa.

Mas como isso acontece? Que aspectos da medicina do trabalho se refletem de fato na produtividade do trabalhador? É sobre isso que será o post de hoje.

Prevenção de Acidentes

medicina do trabalho

A identificação dos riscos presentes no ambiente de trabalho, a elaboração do mapeamento de riscos, a execução do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) são as principais medidas que visam prevenir a ocorrência de determinados acidentes de trabalho.

Com a redução do número de acidentes, o processo de trabalho corre melhor, pois há menos afastamentos e substituições e todos os trabalhadores estarão aptos e qualificados para as tarefas.

Melhor previsibilidade financeira

Um dos maiores benefícios da promoção da saúde no local de trabalho é a melhoria da previsibilidade financeira, muitos líderes e empresas ainda não tenham prestado atenção a esse aspecto. Embora as medidas neste sentido sejam geralmente consideradas como despesas, constituem um investimento que permite uma redução dos custos a longo prazo.

De fato, os resultados costumam ser muito positivos, pois a equipe tem melhor desempenho quando tem melhor qualidade de vida, o que leva a um aumento espontâneo da produtividade. Também haverá menos custos com substituição de trabalhadores ausentes, licenças médicas e até mesmo com multas, acidentes, ações judiciais e custos trabalhistas.

Melhoria do clima organizacional através da medicina do trabalho

Hoje em dia, debatemos muito mais sobre a importância de um bom ambiente de trabalho. Por isso, vale saber que fica muito melhor ao promover uma boa higiene no trabalho, investindo na saúde e bem-estar dos colaboradores. Afinal, ninguém consegue ter um bom desempenho quando está ansioso, cansado ou, pior ainda, doente.

Por outro lado, quando o local está alinhado às melhores práticas e promove ações voltadas para a otimização do dia a dia dos colaboradores, tudo muda. As pessoas começam a ir trabalhar mais animadas, o que também reduz a perda de talentos para os concorrentes e facilita a contratação na hora da seleção.

Benefícios para a empresa com a medicina do trabalho

Uma empresa que possui um programa de saúde ocupacional planejado tem mais condições de monitorar seus resultados. Uma das vantagens desse monitoramento é a mensuração dos indicadores de RH. Assim, a empresa poderá mensurar os reais motivos das pistas encontradas e iniciar a mudança interna. Conheça outros benefícios:

Absenteísmo reduzido

Quando a saúde é prejudicada, é normal que os funcionários deixem de ir trabalhar. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que os principais motivos que levam os trabalhadores a deixar o emprego são dores nas costas, dores no pescoço e gripes.

Para além destas causas, os acidentes de trabalho também têm impacto no absentismo. O Ministério do Trabalho e Emprego aponta que mais de 700 mil acidentes de trabalho ocorrem diariamente no Brasil. E, diferentemente da gripe e da dor, as faltas por acidentes de trabalho exigem maior gravidade e até processos trabalhistas.

Para que o absenteísmo seja reduzido, o ideal é que a empresa faça um monitoramento constante. Afinal, profissionais que cuidam regularmente da saúde têm menos chances de desenvolver doenças. Assim, investir em prevenção é mais eficaz do que investir em tratamento e é mais uma garantia para a empresa de que os profissionais estarão presentes em seu local de trabalho e assim, terá a redução de licenças

Minimiza possíveis ações judiciais – Medicina do Trabalho

Doenças decorrentes do trabalho são comuns, devido a esforços repetitivos, trabalho em locais insalubres, má postura, entre outros. Essas doenças representam, juntamente com os acidentes de trabalho, os principais motivos de ação judicial contra a empresa.

Portanto, prevenir é melhor do que remediar. Assim, mais uma vez, é importante ressaltar que a responsabilidade pela saúde do trabalhador se reflete em diversas áreas, inclusive na financeira.

Aumento da produtividade

Estudos na área de recursos humanos mostram que profissionais satisfeitos com seu trabalho são até 10% mais produtivos do que profissionais insatisfeitos. Além disso, trabalhadores saudáveis e satisfeitos direcionam mais energia produtiva para as causas da empresa, aumentando assim as recompensas.

Entre em contato conosco clicando aqui

Aproveite e leia todos os nossos textos de blog.

ENTRE EM
CONTATO CONOSCO

Estamos esperando por você! Clique no botão abaixo e
nos mande uma mensagem.